quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Chat

A proposta

A proposta da criação do chat teve como ideias centrais a simplicidade e foco no que a nosso ver é o que mais importa, que é uma boa comunicação entre aluno professor. Sendo assim optou-se acima de tudo por um estilo minimalista, ou seja  sem muita “sujeira” na tela mantendo a concentração no conteúdo e conversas realizados nas seções de chat.
Interface

A interface

Vide as considerações feitas na proposta supracitada  a interface conta com espaços limpos e sem muito congestionamento de imagens. O básico de todo chat foi mantido (tela para leitura, barra com integrantes, caixa de digitação, menus), além de acrescentarmos características que julgamos serem importantes para um chat que tenha o intuito educacional como uma lousa e tempo. 

As cores do chat são predominantemente claras, representando um visual mais sério e calmo além de cores escuras usadas para remeter ao Solar 2.0. 

A tipografia utilizada foram Myriad Pro, sem serifa para os títulos, Minion Pro, serifada para os subtítulos e Chaparral Pro, serifada para as conversações do chat, considerando que as duas primeiras transmitem uma certa importância e a última produz uma leitura agradável e não cansativa. 

Os ícones quase todos em sua maioria são metáforas, ou seja transmitem a ideia de uma ação no chat que remete a uma ação semelhante a do mundo real, semioticamente seria um objeto que proporciona-se um interpretante comum às pessoas que o utilizam, não gerando duvidas na sua funcionalidade, como por exemplo os ícones do arquivo (upar um arquivo), ferramentas (configurações) e ainda, alguns ícones foram utilizados aja vista a familiaridade que se adquiriu com sua presença no ambiente virtual.

Idealizamos duas telas distintas para professor e aluno, em termos de recursos e minimamente em design na interface, na tela do professor haveriam recursos como pausar, assumir a palavra, chamar a atenção em acréscimo a tela do aluno, dentre outros recursos para otimizar o bom uso da ferramenta chat para ministrar aulas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário